Inclusão social através da arte e da filosofia

Bem Vindo ao Blog!

Vamos trabalhar a Arte e a Filosofia como instrumento de inclusão social através de descrições de imagens com o intuito de facilitar a visualização mental de pessoas que são privadas da visão e para os apaixonados pelo conhecimento.

27 de abr. de 2011

Deposição de Cristo




Totalmente executado em diagonais agudas que se entrechocam, esse quadro simboliza o constate da brutalidade e da pureza, características tão dispares e que faziam parte tanto do universo criativo do pintor, como de sua vida. Em deposição de cristo, acentuam-se também os elementos popularescos – um marco em sua obra. Aqui, nota-se o forte realismo nas pernas dos santos atendentes, com as veias saltadas pelo esforço. Quanto ao rosto envelhecido da virgem, Caravaggio declarava que a retratava exatamente ‘’como ele deveria ser’’, em mais um de seus gestos provocativos. Uma curiosidade é a figura da Maria Cléofas, na extrema direita, que abre os braços em um estilo pouco comum ao artista. È tida por especialistas como um adendo posterior e anônimo – suposição confirmada pelo pintor Rubens, outro mestre do barroco, que, ao realizar uma copia do quadro, excluiu a polemica figura. Executada para a igreja de Santa Maria della lebradas, essa obra foi uma das mais citardes, para o acervo do Vaticano. 

                                     Aluna: Laís Romano
                                 Professora: Wanice Facure 
                                   9º ano - Colégio Opção 

Um comentário:

  1. Há de notar-se, também, o contraste do rosto do Cristo, imagem do sofrimento, com seu corpo atlético e musculoso, cheio de vida.

    ResponderExcluir