Inclusão social através da arte e da filosofia

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Vamos trabalhar a Arte e a Filosofia como instrumento de inclusão social através de descrições de imagens com o intuito de facilitar a visualização mental de pessoas que são privadas da visão e para os apaixonados pelo conhecimento.

27 de abr. de 2011

Monet



A pintura acima chama-se 'O Lago das Ninféias' (1903).
A ponte japonesa do jardim de Giverny foi retratada diversas vezes por Monet, em diferentes ângulos ou condições de luz. Sob a ponte em formato de arco aparecem mais uma vez as ninféias, plantas aquáticas semelhantes à vitória-régia. Para quem observa, as pinturas dessa base provocam uma sensação de leveza e relaxamento. Mas, para Monet, elas significavam muitas horas de trabalho duro.
"É quase impossível pintar água com plantas ondulando", diria ele a um amigo.
"É muito agradável quando você observa, mais dificílimo para pintar. No entanto, eu continuo insistindo. Essas paisagens aquáticas tornam-se uma obsessão. Preciso transmitir o que sinto."
E aí está a força da tela. Monet conseguia transmitir para seus espectadores essa sensação agradável.  O suor de conseguir a percepção de cada detalhe, de cada ondulação suave das plantas na água o contorno furtivo da ponte, tudo está presente no quadro.
74 cm x 106,5 cm
Óleo sobre tela
Nova York (EUA)

Aluna: Isabela Bisinoto
Prof.: Wanice Facure
9º ano
Colégio opção

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