Inclusão social através da arte e da filosofia

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Vamos trabalhar a Arte e a Filosofia como instrumento de inclusão social através de descrições de imagens com o intuito de facilitar a visualização mental de pessoas que são privadas da visão e para os apaixonados pelo conhecimento.

15 de set. de 2010

Claudio Tozzi


Biografia


Claudio Tozzi nasceu em São Paulo, SP, em outubro de 1994, na rua Ministro de Godoy, nº 1.196. bairro Perdizes. Seu pai, Giuseppe, ilatliano, veio para o Brasil em 1929, para trabalhar na Companhia Telefônica Brasileira. Grande administrador de arte, caou-se com Zulmira, que nasceu em Itatiba, interior de São Paulo.
Desde criança, Tozzi gostava de desenhar. Seus primeiros temam eram detalhes de casas de que gostava ou ainda de motocicletas e carros que o encantavam. Aos 11 anos, entrou no Colégio de Aplicação da USP, então na rua Gabriel dos Santos, onde teve toda a sua formação.
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), iniciou a atividade como artista plástico em 1963, através de uma obra gráfica, e ganhou o concurso para o cartaz do XI Salão Paulista de Arte Moderna. Em 1969 fez uma viagem de estudos à Europa, quando realizou as séries Astronautas e Parafusos, com gravuras, objetos e pinturas. A partir de 1972 sua obra evoluiu do pop para o conceitual. Realizou estudos com a cor, o pigmento e a luz.
Temas urbanos e conflitos sociais são predominantes em sua obra e constituem o seu universo visual.
Realizou o painel Zebra, na Praça da República, e o painel Colcha de retalhos, para a estação de metrô Sé.
Fonte: Livro, Contando A Arte de Claudio Tozzi e http://pt.wikipedia.org/wiki/Claudio_Tozzi


Descrição da imagem: Claudio Tozzi, um homem de cabelos brancos e barba. Na foto ele está usando uma camisa cinza com um terno cinza por cima. Atrás dele há quadros de duas de suas obras.




Em 1972, quando estava abrindo as loteria sportivas - e o jogo ganhava destaque nacional -, Tozzi decidiu expor uma enorme pintura nem local público. Era uma maneira de democratizar a arte, ainda mais num momento histórico em que a censura continuava ativa e jornais como O Estado de S. Paulo publicavam receitas de bolo ou textos do poeta português Camões no lugar da matérias que eram proibidas pelo governo.
Pintada na lateral de um prédio na Praça da República, nº 172, no Centro de São Paulo, a zebra, animal identificado na loteria esportiva como um resultado inesperado, foi uma forma de ironia ao período. Muitos, porém, não perceberam e achavam que umaloteria esportiva seria realmente aberta naquele edifício.
Fonte: Livro, Contando A Arte de Claudio Tozzi

Aluna: Isabela Fontoura de Oliveira Bisinoto
8º ano
Colégio Opção
Professora: Wanice Facure

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