Inclusão social através da arte e da filosofia

Bem Vindo ao Blog!

Vamos trabalhar a Arte e a Filosofia como instrumento de inclusão social através de descrições de imagens com o intuito de facilitar a visualização mental de pessoas que são privadas da visão e para os apaixonados pelo conhecimento.

29 de set. de 2010

Dadaísmo: Marcel Duchamp


Fonte: http://mol-tagge.blogspot.com/2009/11/arte-obras-marcel-duchamp.html


  Pintor francês (28/7/1887-1/10/1968). Nascido em Blainville, é um dos líderes do movimento dadá. Mora parte de sua vida em Nova York. Suas primeiras obras são impressionistas, influenciadas por Cézanne. Mais tarde mistura os estilos cubista e futurista.
    Em 1913 provoca escândalo na exposição de arte moderna Armory Show, em Nova York, com o quadro Nu Descendo uma Escada (1911). No mesmo ano lança as bases do dadá e passa a produzir o ready-made - transformação de objetos comuns em manifestações polêmicas.
   Entre as obras do gênero destacam-se Roda de Bicicleta (1913) e Fonte(1917), esta última um urinol de louça. Em suas "anticriações", interfere em obras já existentes. A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, pintada com bigode e cavanhaque, é a mais conhecida. Em 1923 deixa a pintura para dedicar-se ao xadrez.
   De 1946 a 1966 executa seu último trabalho, Etant Donnés, obra tridimensional que revela em primeiro plano uma paisagem ensolarada e, atrás, uma mulher nua, de pernas abertas. Morre em Neuilly-sur-Seine.

Fonte: http://www.algosobre.com.br/biografias/marcel-duchamp.html

   Descrição de imagem:
   A imagem retrata um homem de terno preto, um pouco magro, de pele envelhecida e cabelos escuros. Ele aparece jogando xadrez sozinho num cômodo aparentemente escuro com apenas uma lâmpada que ilumina só a mesa do xadrez. No fundo está uma parede com algumas folhas e coisas penduradas. A figura está em preto e branco.
   Laura S. Pereira

Postado por: Laura S. Pereira
Professora: Wanice Facure
Colégio Opção


Nenhum comentário:

Postar um comentário