Inclusão social através da arte e da filosofia

Bem Vindo ao Blog!

Vamos trabalhar a Arte e a Filosofia como instrumento de inclusão social através de descrições de imagens com o intuito de facilitar a visualização mental de pessoas que são privadas da visão e para os apaixonados pelo conhecimento.

23 de set. de 2010

Salvador Dalí

Salvador Dali (1904 a 1989) foi um importante pintor espanhol do século 20, principal representante do surrealismo. Tinha um traçado de grande talento, retratando objetos e pessoas com uma realidade próxima a da fotografia, mesclando porém elementos imaginários às imagens, conforme o movimento surrealista. Dedicou-se a explorar o inconsciente, os sonhos e a religião.
Salvador Dali
Salvador Dali era filho de Don Salvador dali e Dona Felipa Domènech. Curiosamente recebeu o nome de seu irmão, que morreu alguns meses antes de Salvador nascer, fato este que o incomodou por toda a infância. Salvador teve dificuldades de relacionamento com o pai, pois este impunha uma educação muito rígida. Aos seis anos pintou o primeiro quadro, por iniciativa própria. Logo teve o seu talento reconhecido por professores e outros artistas. Após a segunda guerra envolveu-se com grupos políticos marxistas. Em 1922 ingressou na Academia São Fernando em Madri. Costumava se vestir de forma excêntrica, destacando-se entre os demais alunos. Estudou profundamente as teorias de Freud, fato este que o influenciou em sua pintura. Em 1926 foi expulso da academia por decreto real, uma vez que se recusou a participar dos exames, alegando serem os professores incapaz de julgar a sua arte.
Dali teve grande sucesso ainda em vida. Circulou muito entre artistas consagrados da época, sendo amigo de Man Ray e Picasso. Em 1974 iniciou a construção de seu próprio Museu, na cidade de Figueres, onde ele nasceu (na verdade ele reformou o teatro antigo da cidade e o transformou em museu). Neste museu estão reunidas as melhores obras do artista. A partir de 1981 Dali sofreu de Parkinson, fato este que o dificultava a pintura. Para piorar, em 1984, teve ferimentos graves durante um incêndio e ficou incapacitado de vez de pintar. Morreu em 1989 e foi enterrado no museu que ele construiu


Postado por:João Victor Alvarenga´
Prof: Wanice Facure
Oitavo ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário