Inclusão social através da arte e da filosofia

Bem Vindo ao Blog!

Vamos trabalhar a Arte e a Filosofia como instrumento de inclusão social através de descrições de imagens com o intuito de facilitar a visualização mental de pessoas que são privadas da visão e para os apaixonados pelo conhecimento.

16 de set. de 2010

Sátiros


Fonte: http://virtualiaomanifesto.blogspot.com

Dentro da mitologia, há alguns monstros de caráter benéfico, que acompanham os deuses em seus cortejos, tendo a aparência híbrida, metade humana, metade animal.
Nos campos temos as alegres figuras das divindades campestres, que trazem duas naturezas, a humana e a caprina, representada pelos Sátiros e os Silenos.
Não são deuses, mas não são meros mortais, pois tomam do néctar e assim como as ninfas, não envelhecem, têm uma longa vida. São gênios campestres que protegem os homens e os seus rebanhos das feras da floresta. Os Sátiros têm o seu mito ligado não apenas ao campo, mas à fertilidade e à música, sendo que o mais famoso deles, Pã, foi o inventor da flauta que leva o seu nome.
O homem traz em si o racional e o irracional, já os Sátiros, Silenos e Centauros, estranhas e fascinantes criaturas mitológicas que com a dualidade do seu corpo, traduziam a essência da evolução da civilização humana, muitas vezes racional, outras vezes meramente animal.
Fonte: http://virtualiaomanifesto.blogspot.com
Postado por:Ludmila Madeira.
Descrição:
A imagem mostra um Sátiro, ser mitológico metade homem metade bode que tem forte ligação com a natureza. Está deitado na grama embaixo de um pequeno morro com uma planta.Na ponta do galho dessa flor está pousado um pássaro.O Sátiro está tentando chamar atenção e assobiando para o pássaro.
O cenário é um campo vazio, apenas com grama em tons de verde escuro e marrom. Ao lado dele existe um papel  e sobre ele uma flauta,instrumento musical de grande importância para esses seres mitológicos.
Ludmila Madeira.
 Ludmila Madeira Jesus-8º ano 
Professora: Wanice Facure
Colégio Opção



Nenhum comentário:

Postar um comentário