Inclusão social através da arte e da filosofia

Bem Vindo ao Blog!

Vamos trabalhar a Arte e a Filosofia como instrumento de inclusão social através de descrições de imagens com o intuito de facilitar a visualização mental de pessoas que são privadas da visão e para os apaixonados pelo conhecimento.

18 de set. de 2010

A sedução de Afrodite


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bouguereau_venus_detail.jpg

Afrodite (em grego, Αφροδίτη) era a deusa grega da beleza, do amor e da procriação. Originário de Chipre, o seu culto estendeu-se a Esparta, Corinto e Atenas. Foi identificada como Vênus pelos romanos.
De acordo com o mito teogônico, mais aceito, Afrodite nasceu quando Urano (pai dos titãs) foi castrado por seu filho Cronos, que atirou seus testículos ao mar, então o semêm de Urano caiu sobre o mar e formou ondas chamadas de aphros, e desse fenômeno nasceu Aphroditê ("espuma do mar"), que foi carregada pelo mar para Chipre. Por isso um dos seus epítetos éKypris. Assim, Afrodite é de uma geração mais antiga que a maioria dos outros deuses olímpicos. Em outra versão (como diz Homero), Dione é mãe de Afrodite com Zeus, sendo Dione, filha de Urano e Tálassa.
Após destronar Cronos, Zeus ficou ressentido, pois, tão grande era o poder sedutor de Afrodite que ele e os demais deuses estavam brigando o tempo todo pelos encantos dela, enquanto esta os desprezava, como se nada fosse. Como vingança e punição, Zeus fez-la casar-se com Hefesto, (segundo Homero, Afrodite e Hefesto se amavam, mas pela falta de atenção, Afrodite começou a trair o marido para melhor valorizá-la. Ele usou toda sua perícia para cobri-la com as melhores jóias do mundo, inclusive um cinto mágico do mais fino ouro, entrelaçado com filigranas mágicas. Isso não foi muito sábio de sua parte, uma vez que quando Afrodite usava esse cinto mágico, ninguém conseguia resistir a seus encantos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Afrodite

Descrição da imagem:
A figura mostra Afrodite nua, com longos cabelos loiros avermelhados que chegam até suas coxas. Ela tem a pele bastante clara e o rosto angelical. Ela é retratada em pé sobre as águas mexendo nos cabelos. Em volta, aparecem anjos que brincam e voam ao seu redor.
Laura S. Pereira


Postado por: Laura S. Pereira - 8º ano
Professora: Wanice Facure
Colégio Opção



Nenhum comentário:

Postar um comentário